Uberaba tem dois casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. A reportagem do JM Online entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou a internação de um homem de 18 anos e uma mulher de 35 em isolamento. Ambos estavam na Unidade de Pronto Atendimento do Parque do Mirant e após estudo foram transferidos para o Hospital Regional de Uberaba (HR). 21y5k

Eles procuraram atendimento médico após viagem recente para a Itália e a mulher apresentou sintomas semelhantes ao do coronavírus. O Hospital Regional foi preparado por uma equipe especializada e recebeu o casal já no início da tarde. O HR possui cinco leitos que estão nos moldes solicitados pelo Miniestério da Saúde para atender casos assim.

Por conta da suspeita, todos os funcionários da unidade do Mirante e do HR estão utilizando máscaras de proteção e álcool gel. A reportagem também acionou a assessoria de imprensa da Funepu, que informou ter sido convocada reunião para estabelecer as diretrizes que nortearão os próximos os.

O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, acompanhado do médico responsável pelas UPAs, Thiago Borges concederam uma entrevista coletiva às 12h15 para esclarecer sobre a suspeita do coronavírus e sobre as medidas que estão sendo tomadas. Desde o primeiro momento, a assistência está abordando parentes e pessoas que tiveram contato com casal e caso haja apresentação de sintomas haverá isolamento. 

Continua após a publicidade

A secretaria municipal também aguarda orientação do Ministério da Saúde sobre possível nova transferência, mas no momento os pacientes permanecem no HR. 

Uberlândia e Franca também emitiram notas informando casos de pessoas com sintomas e que estiveram na Itália recentemente.

Tendo em vista a chegada do coronavírus ao Brasil, a Arquidiocese de Uberaba enviou comunicado alertando a comunidade católica sobre ações de prevenção durante as missas e aglomerações de pessoas. O cuidado deve ser redobrado durante a Campanha da Fraternidade junto com o período quaresmal.