A Secretaria Municipal de Saúde de Bambuí esclarece que até agora não há nenhum caso confirmado de COVID 19 no município e que os boletins diários mostram a realidade. Por isto é preciso e muito importante que os moradores sigam as recomendações de isolamento social e de fechamento do comércio como forma de prevenção. 5z1lr
De acordo com a Prefeitura, o boletim epidemiológico do coronavírus divulgado diariamente segue as recomendações da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde controla estes dados de acordo com a determinação do Estado para que haja apenas uma fonte de informações. O Hospital Nossa Senhora do Brasil trabalha em parceria com a Secretaria.
Os números do boletim mostram que até agora, dia 06 de abril, foram notificados 20 casos suspeitos, que receberam ou que estão em monitoramento em casa sem gravidade. Este número não reduzirá, pois serve como um dado de quantos suspeitos o município teve. Destes 20, uma morte está incluída como suspeita e aguarda resultado de exame do material recolhido.
Quanto aos outros três casos suspeitos que fez a coleta do exame, as pessoas já não apresentam sintomas, mas os resultados ainda não chegaram. Só quando de posse destes resultados é que a Secretaria de Saúde poderá confirmar como positivo ou negativo.
A decisão de recolher o material para realização do exame é do CIEVS- Minas (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde). Estes exames recolhidos são enviados para Funed em Belo Horizonte, e devido a demanda estar muita eles estabeleceram alguns critérios de análise, que é a prioridade para pacientes que estão em estado grave, profissionais da saúde e óbitos. Mesmo para as prioridades eles não têm data exata para o resultado devido a demanda.
Portanto, o boletim é um instrumento seguro de acompanhamento dos casos. E a Prefeitura mais uma vez reforça o pedido de isolamento social e manutenção do comércio fechado como a melhor maneira de prevenção contra este vírus.