Pousadas e hotéis em São Roque de Minas tiveram nesta semana autorização para voltarem a funcionar a partir do dia 15 de junho. Uma nota técnica publicada pela Prefeitura da cidade, localizada na região da Serra da Canastra, definiu normas para que o segmento se adeque e volte a operar depois das atividades terem sido suspensas no dia 17 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. A normativa foi criada pela Diretoria de Turismo e Secretaria Municipal de Saúde com apoio do Comitê Gestor e a Coordenação da Vigilância em Saúde Municipal. As regras são referentes aos critérios e condutas que precisarão serem seguidas pelos empresários dos meios de hospedagens. A Prefeitura reforçou que os estabelecimentos só poderão voltar a funcionar se apresentarem toda a documentação exigida e se comprometerem a seguir rigorosamente as normas estabelecidas da nota técnica. 4pd1e
Parque Nacional fechado
Na cidade, o o ao Parque nacional da Serra da Canastra continua fechado. Segundo o chefe do local, Fernando Tizianel, a direção aguarda posicionamento do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMbio) - autarquia da União que definiu pelo fechamento da unidade de conservação no dia 17 de março.
Nota técnica
De acordo com a nota técnica, hotéis e pousadas precisam realizar o cadastramento do estabelecimento hoteleiro na Diretoria Municipal de Turismo, utilizando documentos como o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o alvará municipal de funcionamento e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Segundo a Prefeitura, os estabelecimentos terão que disponibilizar 50% da ocupação, não ultraando 30 hóspedes no local. O uso de máscaras e álcool em gel é obrigatório. Além disso, os hotéis e pousadas deverão enviar os dados dos hóspedes para a Prefeitura, para que haja monitoramento do fluxo de turistas na cidade.
São Roque de Minas conta com estabelecimentos para hospedagem na área urbana e na zona rural, principalmente, nos trechos que dão o às partes alta e baixa do Parque Nacional da Serra da canastra.
Outra orientação contida na norma técnica é que toda reserva seja informada à Secretaria de Turismo do Município. A Prefeitura informou que, se a cidade registrar casos de coronavírus, esses estabelecimentos não poderão receber hóspedes.