Infelizmente no primeiro dia de funcionamento do SAMU na região uma notícia triste. Uma pessoa morreu em Bambuí. O motivo foi a demora no socorro. Mas a Secretaria Municipal de Saúde já cobrou do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste um esclarecimento sobre o ocorrido uma vez que a decisão de direcionar o atendimento médico é da central reguladora em Divinópolis. 142x1r
O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia sete de junho, que de acordo com as informações foi pedido ao SAMU, através do 192, o atendimento a uma senhora que estava ando mal. Baseado nas informações readas ao atendente e depois ao médico da Central Reguladora foi acionada a Unidade de e Avançado em Luz, que tem um médico, enfermeiro e socorrista. Como o socorro demorava a chegar os familiares da vítima acionaram o Hospital Nossa Senhora do Brasil que enviou a ambulância da Prefeitura, mas quando chegou ao local a senhora já estava morta.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que em momento algum a unidade do SAMU de Bambuí foi acionada e não recebeu chamada para atendimento do caso. “A decisão de encaminhamento do atendimento é exclusiva da Central Reguladora, que de acordo com as informações readas por quem liga o atendimento é direcionado para uma das bases com a ambulância, que neste caso veio de Luz”, disse o secretário de Saúde, Gustavo Bruno. A decisão pela unidade de Luz foi porque o caso necessitava da presença de um médico e a unidade básica de Bambuí conta com técnico em enfermagem e um socorrista.
O secretário Gustavo Bruno informou ainda que a população vai continuar contando com o apoio e uso da ambulância da Prefeitura, que fica no hospital. No entanto lembra que é preciso ar mais detalhes das informações para facilitar o atendimento seja para o SAMU ou para o hospital quando pedir uma ambulância.