As câmeras do site Clima ao Vivo, instaladas em Lagoa da Prata e Piumhi registraram o momento em que um meteoro cruzou o céu, na noite de sexta-feira (24). As imagens que foram capturadas pelas câmeras estão disponíveis no site da empresa. 632o2s
Além de Lagoa da Prata e Piumhi, o fenômeno também foi capturado por câmeras nas cidades de Cerqueira César – SP; Araçoiaba da Serra – SP; São Paulo – SP; Viradouro – SP; Piracicaba – SP; Nhandeara – SP; Rio Paranaíba – MG; Oliveira – MG; Carmo da Mata – MG; São Francisco de Paula – MG; Brasília – DF e Guarapuava – PR.
Veja:
O que é um meteoro?
Confira uma breve explicação do Marcelo Zurita da Bramon: “Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente.”
De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de fireball ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo. Esse tipo de meteoro também é chamado de bólido, e popularmente, também é associado ao “sinal dos tempos”, “Jesus voltando” e outras profecias apocalípticas.