O inverno só começa oficialmente no dia 21 d e junho, mas várias campanhas de agasalho já começaram a ser realizadas no Centro-Oeste de Minas, com a chegada de uma frente fria em todo país na última semana. O g1 separou 7 campanhas em Divinópolis, Itaúna e Bom Despacho, que já estão em andamento e que vão ajudar pessoas em vulnerabilidade, como famílias carentes e moradores em situação de rua. Veja como ajudar. 1u1t1p
Divinópolis 1e5mk
No Bairro Realengo em Divinópolis, a missionária Márcia Leandra, começou nesta semana uma campanha do agasalho para ajudar famílias carentes. Ela e um grupo da Igreja Assembleia de Deus - Templo dos Milagres, pede colaboração de quem tiver qualquer peça em casa, que faça a doação.
"Todos nós que temos condições de nos esquentar no frio, com um agasalho, um cobertor, devemos pensar naqueles que não têm essa mesma sorte. Muitas pessoas sofrem com o frio porque não têm o que é necessário para se aquecer. Para amenizar esse sofrimento pedimos a todos que nos ajudem com essas doações tão importantes", disse.
Como doar? As doações podem ser entregues na Igreja, que fica na Rua José Penha Laine, nº 221, Bairro Santa Lúcia. Quem preferir, pode entrar em contato com a Márcia que ela ou a equipe se deslocam para coletar as doações. Os telefones são: (37) 98841-1856 e (37) 99965-3066
Una

Faculdade Una é um ponto de coleta de agasalhos em Divinópolis — Foto: Una/Divulgação
A Faculdade Una Divinópolis também é posto de coleta para doações de agasalho, roupas e itens de higiene pessoal. O material arrecadado será direcionado a Secretaria de Assistência Social do município para triagem e distribuição.
"Nosso objetivo é aquecer a quem tem frio e mobilizar a comunidade para ajudar em uma causa tão importante. É o momento de reunir esforços em prol da sociedade e colaborar com quem precisa. O divinopolitano é generoso e acolhedor, por isso, contamos com o apoio de todos", destaca o coordenador de relacionamento da Una, professor Jefferson Thompson.
As doações poderão ser entregues na sede da Una, na Rua Coronel João Notini, 151, no Centro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h.
Secretaria Estadual de Meio Ambiente

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente em Divinópolis é um ponto de coleta — Foto: Dayanne Darling/Divulgação
Em parceria com o Projeto Amigos do Próximo, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, regional Alto São Francisco, em Divinópolis, também tem se mobilizado com a arrecadação de agasalhos, cobertores e vestimentas de inverno em geral.
"Nossa campanha visa a proporcionar aos que necessitam uma temporada de frio mais aconchegante, para que não sofram com as quedas de temperatura. Contamos com a participação da população para doar, e que assim possamos abençoar a vida de outras pessoas com esse gesto solidário", ressaltou a responsável pela campanha, Dayanne Darling..
Os itens poderão ser entregues na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que fica na Rua Bananal, nº 49, Vila Belo Horizonte.
Prefeitura

Campanha do Agasalho em Divinópolis — Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também já começou a Campanha do Agasalho 2022. As doações podem ser entregues na sede da Semas, de segunda à sexta, de 8h às 17h.
“Faça da sua doação um presente para aquecer quem precisa”, busca conscientizar toda a população sobre a importância de ajudar as pessoas mais carentes, principalmente diante das quedas da temperatura nos últimos dias. Além disso, seu intuito é mostrar como um gesto simples pode transformar vidas.
A Semas pede colaboração aos divinopolitanos para que doem: agasalhos, cachecóis, cobertores, luvas, tocas e similares para que juntos possam aquecer quem mais necessita.
O posto de coleta das doações fica na sede da Semas, localizada na Rua Lincoln Machado, nº 59 no Centro, próximo à entrada do Parque da Ilha.
Cefet
Os moradores em situação de rua serão beneficiados em mais uma campanha do agasalho em realizada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
São dois pontos de arrecadação e podem ser doados além de agasalhos, roupas e cobertores, itens de higiene pessoal e absorventes. A entrega para os moradores será realizada no dia 9 de junho, na Praça Candidés.
- Sede do Cefet- - Rua Álvares de Azevedo 400 - Bairro Bela Vista
- Mercadão dos Óculos - Avenida 1ºde junho, nº 648, no Centro
Bom Despacho 6y694

Em Bom Despacho a campanha está sendo realizada por várias instituições — Foto: Prefeitura de Bom Despacho/Divulgação
Em Bom Despacho, a campanha está sendo realizada por várias instituições públicas e privadas. Além dos agasalhos e cobertores, a campanha pede alimentos não perecíveis, uma forma de ajudar também a quem tem fome. Todo material será doado a famílias carentes.
Veja os pontos de coleta:
- Sede istrativa da Prefeitura de Bom Despacho: Avenida Maria da Conceição Del. Duca, D. Saçã, nº 150, Bairro Jaraguá;
- Secretaria de Saúde: Rua Faustino Teixeira, nº 90, no Centro;
- Todas a Unidades Básicas de Saúde;
- Agências do Sicoob Credibom;
- Supermercados Fidelis;
- Supermercados VAP;
- Tiro de Guerra - Avenida das Palmeiras, nº 493, no Centro;
- Colégio Tiradentes - Avenida Ari Marquês, nº 178, no Centro;
- Sede do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) - Rua Gustavo Capanema, s/n, no Centro;
- Base Comunitária Móvel- Praça do Rotariano
Itaúna 52571
Em Itaúna, a Campanha do Agasalho 2022 – Agasalho Solidário, Vista essa ideia, também começou nesta semana. Estão sendo arrecadados roupas, calçados e cobertores que serão entregues à população atendida pela Rede Socioassistencial da cidade.
As doações podem ser entregues, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Posto Avançado do Migrante, em todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e na Secretaria de Desenvolvimento Social.
Além dos locais mencionados, há um ponto de apoio na Praça Doutor Augusto Gonçalves de 18 a 20 de maio de 8 às 16h30.