A Secretaria Regional de Saúde em Divinópolis está investigando um possível caso de epizootias, onde cinco macacos foram encontrados mortos em uma mesma mata na região do Córrego da Areia, na zona rural do município de Tapiraí. Os animais foram encontrados já em estado de decomposição por agentes da vigilância sanitária. A SRS investiga se os macacos foram mortos vítima de Febre Amarela. w2358
“Como os animais foram encontrados já em estado de decomposição não foi possível realizar um exame com exatidão, e agora, agentes da SRS estão em Tapiraí realizando diversos estudos e procurando por mais animais infectados em áreas da zona rural do município” comentou o secretário de saúde de Tapiraí, Elder Carvalho.
Agentes da Secretaria Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde estão vasculhando a mata onde os macacos foram localizados na intenção de coletar mosquitos e se possível capturar algum macaco.
A SRS de Divinópolis emitiu um alerta aos municípios de Bambuí, Medeiros, Tapiraí, Córrego Danta e Campos Altos, onde as Secretarias de Saúde devem iniciar imediatamente um trabalho de prevenção, onde deverá ocorrer uma fiscalização de casa em casa para que pessoas susceptível ao esquema de vacinação contra a Febre Amarela e/ou com a vacina em atraso, poderão ser vacinadas como forma de prevenção.