Um morador de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, flagrou a formação de um grande redemoinho de poeira na cidade nessa quinta-feira (3). Ao compartilhar o registro, Renato Carnaval disse que o “tornado” apareceu no terreno em que será instalado o Parque Una.

Nos comentários da publicação, muitas pessoas se surpreenderam com o fenômeno, enquanto outras disseram já ter presenciado cena parecida. “Na terça-feira entono das 17h presenciei um mini redemoinho no estacionamento do Uberlândia Shopping. Talvez essa região seja a Florida Uberlandense”, brincou uma pessoa.

Outra, por sua vez, resolveu fazer um alerta ao autor do post. “Cara, quando for assim, corre! Se esse redemoinho pega seu carro, suja tudo de poeira”, escreveu, com bom humor.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os redemoinhos são um conjunto de partículas de poeira ou de areia levantadas do solo pelo vento de modo a constituir uma coluna.

Continua após a publicidade

O fenômeno, que costuma ser breve, forma-se quando o ar quente sobe de forma rápida na atmosfera, e ganha rotação. Com a diminuição da pressão no interior, o que está ao redor do redemoinho é levantado em rotação.