A “hospitalidade mineira”, que já foi premiada internacionalmente, voltou a ser reconhecida no exterior recentemente. O Robb Report, portal especializado em hotéis de luxo, colocou uma hospedagem aconchegante no interior de Minas Gerais na lista dos 50 melhores hotéis de luxo do mundo, sendo o único representante brasileiro. 2w5hs
O Ibiti Projeto fica em uma área equivalente a 5,5 mil campos de futebol, localizada às margens do Parque Estadual do Ibitipoca, nos municípios de Lima Duarte, Bias Fortes, Santa Rita do Ibitipoca e Pedro Teixeira. São três espaços de hospedagem diferentes que ficam em meio à área verde, com 98% do seu terreno em processo de recuperação da flora e fauna nativas.
O projeto começou em 1982, quando o empresário mineiro Renato Machado comprou a antiga Fazenda do Engenho, que é hoje o principal local de hospedagem do Ibiti. A Fazenda do Engenho ou a se chamar Ibiti Engenho Lodge e conta com oito suítes, fogão a lenha, spa, vista para o lago e “visitas” de araras Canindé.
O Ibiti Village tem um casarão com cinco suítes e mais quatro casas, que trazem um ar de interior. Os dois imóveis ficam em uma vila chamada Mogol, onde é possível ter contato com moradores da região. O Ibi Remote, por outro lado, oferece maior contato com a natureza. São dois chalés a mais de mil metros de altitude e com uma vista privilegiada.
A atual diretora do Ibiti, Raquel Pazos, fala sobre a importância do projeto aparecer em uma lista com os melhores hotéis de luxo do mundo e representar o Brasil nesse ranking.
“Esse reconhecimento reforça o quanto o trabalho feito com um propósito tão nobre pode repercutir mundialmente. Nossos três conceitos de hospedagem estão inseridos em um grande projeto socioambiental, que recebe hóspedes do mundo inteiro sem perder a nossa essência.”
Paralelo às hospedagens, o Ibiti também promove um projeto ambiental desde a década de 1980, com a compra de terras que formam um cinturão de proteção ao parque. A recuperação da flora e da fauna nativas da região é uma das iniciativas promovidas pelo empreendimento.
As diárias para até duas pessoas custam a partir de R$ 2,2 mil. Para saber mais sobre hospedagem e fazer reserva, e o site do Ibiti. A lista completa com os 50 melhores hotéis de luxo do mundo está disponível no site do Robb Report.