No primeiro semestre de 2024, a Via Nascentes registrou um aumento no número de motoristas que optaram pelo pagamento automático da tarifa de pedágio. Mais de 65% dos veículos que aram pelas praças de pedágio utilizaram a "TAG" como meio de pagamento. Além de praticidade e conforto para o usuário, que não precisa parar na praça de pedágio, o meio de pagamento contribui para a fluidez do tráfego. 5m172x
Neste modelo, o usuário escolhe uma empresa operadora do serviço, instala a "TAG" (etiqueta eletrônica) no para-brisa do veículo e, ao se aproximar da cancela ou do local onde há o sensor de leitura, o pagamento é debitado e a agem é liberada rapidamente. Além de permitir que o veículo e sem demora e sem necessidade de parada nas cancelas das praças de pedágio, essa tecnologia também oferece outros serviços agregados. Dependendo da operadora escolhida, o usuário pode usar a “TAG” para o pagamento de estacionamentos, produtos e serviços oferecidos por estabelecimentos de todo o país.
Para ampliar o uso do pagamento automático em suas rodovias, a Via Nascentes oferece apoio para o cadastro de “TAGs” de operadoras parceiras nos pontos de Atendimento ao Usuário localizados na MG-050: em Juatuba (km 75), Divinópolis (km 129), Formiga (km 202), Piumhi (km 262), os (km 334) e São Sebastião do Paraíso (km 402).
Pagamento com cartão por aproximação
Acompanhando a tendência de ampliação das formas de pagamento, a Via Nascentes ou a oferecer também o pagamento por cartão de débito por aproximação. Para agilizar a agem do usuário pelas cabines, o sistema aceita apenas os cartões com a função de aproximação (less).
Quem possui um cartão de débito vinculado ao aplicativo do banco instalado em smartphones e smartwatches pode fazer o pagamento por aproximação usando esses dois dispositivos com NFC (Near Field Communication), uma tecnologia sem fios de curto alcance que permite a troca de dados entre dispositivos compatíveis que estão próximos.
“As formas automáticas de pagamento nas praças de pedágio oferecem conforto para quem a, dando maior dinâmica ao tráfego. Além disso, a segurança dos valores por parte de quem trabalha nas praças fica garantida, sem ter que mexer com dinheiro em espécie”, avalia o gerente de operações da Via Nascentes, Marcelo Aguiar.