O Governo de Minas Gerais ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses. A medida foi oficializada no último sábado (26), e busca fortalecer a estratégia de prevenção à influenza em um período de maior circulação de vírus respiratório. 2u2n5f

Desde o dia 31 de março, as doses foram aplicadas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde que são as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

Para ampliar a vacinação são estabelecidas diretrizes para que os municípios se organizem, incluindo ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinação; criação de postos volantes em locais estratégicos; garantia de insumos e profissionais qualificados para a aplicação das doses; e registro mais rápido possível das doses aplicadas para evitar falta de atendimento à população.

Conforme o Eduardo Prosdocimi, o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram aprovadas também recomendações para que os municípios adotem ações direcionadas a populações vulneráveis.

Continua após a publicidade

“Nesse sentido, medidas específicas voltadas a comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade se revelam como ações muito importantes para a prevenção. Recomendamos também, de forma geral, que sejam aproveitadas oportunidades como as consultas ou outros atendimentos na unidade de saúde para verificar a situação vacinal da população”, disse.

Para se vacinar, é necessário procurar as Unidades Básicas da Saúde (UBS), Vacimóveis e locais estratégicos divulgados pela prefeitura.