Nesta segunda-feira (13), em Formiga, foram apreendidas 44 gaiolas diversas, contendo 38 pássaros sem anilhas de identificação e 08 anilhados, além de 02 transportadeiras (01 individual e 01 contendo 09 compartimentos), apetrecho usualmente utilizado para o transporte de comércio e tráfico de pássaros. 253435

Os materiais e pássaros foram encaminhados para o (Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais do Centro Universitário de FORMIGA) (CVAGA do UNIFOR) para posterior avaliação do médico veterinário responsável.

O proprietário apresentou uma lista constando 10 eriformes da espécie popularmente conhecida por trinca ferro, destes, apenas 04 estão na residência dele, os 06 restantes extraviaram. Foi verificado ainda que haviam outros 04 trinca ferros anilhados e estavam na residência, contudo não constam na relação de eriformes.

O autor foi preso em flagrante delito e conduzido a presença da autoridade de Polícia Judiciária, onde assinou TCO e foi liberado. Os pássaros que estão anilhados serão, posteriormente, encaminhados ao CETAS de BELO HORIZONTE/MG, bem como aqueles que não apresentarem condições mínimas de retorno ao habitat natural.

Continua após a publicidade

Como medida istrativa foi lavrado multa no valor de R$ 50.954,71 e feito o Auto de Infração e Registro do REDS.

A Polícia de Meio Ambiente solicita o apoio da população com intuito de identificar os criadores irregulares de pássaros que atuam na região, reando as informações para o 3º Pelotão de Meio Ambiente, através do telefone: 3322-1454, ou, pelo DDU – 181. 

 

Acompanhe também o TapiraiMG TV no TwitterFacebook e no Instagram