Seis militares do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), 14 brigadistas do Grupo Ambientalista do Torto (GAT-Brasília) e do Parque Nacional de Brasília, além dos 41 brigadistas e servidores do Parque Nacional da Serra da Canastra, combatem incêndio de grandes proporções entre as regiões de Sacramento, São João Batista e São Roque de Minas. Segundo a direção do Parque da Serra da Canastra, o fogo havia atingido, até o fechamento desta edição, área aproximada de oito mil hectares. De acordo com o comando do 8º BBM, a situação é grave e, certamente, as chamas que tiveram início na manhã de terça-feira (21) não seriam totalmente extintas. 6y2u4

Conforme a direção do Parque, o fogo começou na estrada principal do Chapadão da Canastra, entre as portarias das regiões de São João Batista, Sacramento e São Roque de Minas. Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), que coordena o Parque da Serra da Canastra, informou que este é o primeiro incêndio neste ano no Chapadão da Canastra. 

Devido às condições climatológicas, à baixa umidade relativa do ar e ao vento, o incêndio se alastrou rapidamente, não sendo possível o controle imediato. A força-tarefa “Previncêndio” disponibilizou helicóptero, que já está em operação no local desde ontem e duas aeronaves de combate que chegariam ao parque na manhã de hoje.

Continua após a publicidade