Dois casos suspeitos de sarampo estão sendo investigados em Araxá. A informação foi confirmada pela secretaria de Saúde nesta quarta-feira (25). Os casos estão sendo apurados pela Vigilância Epidemiológica que aguarda exames laboratoriais para conclusão. 463a

A secretaria de Saúde reforçou que a cidade tem vacinas para atender a população em todas as Unidades Básicas de Saúde. 

 

Minas Gerais 1p6b6l

Desde o início de 2019, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foram notificados 1107 casos suspeitos de sarampo em 183 municípios no estado de Minas Gerais. Destes, 448 foram descartados, 593 estão sob investigação e 26 casos foram confirmados.

Continua após a publicidade

Dos confirmados, nove casos são em Uberlândia, sete em Belo Horizonte, três em Juiz de Fora, dois em Ribeirão da Neves, além de Betim, Itaúna, Muriaé, Pedralva e Unaí com um caso confirmado em cada cidade.

A maioria está relacionada à importação do vírus de doentes que estiveram no estado de São Paulo ou por contato direto com quatro doentes paulistas provenientes das cidades de São Paulo, Jundiaí-SP, São Bernardo do Campo e Araras. A exceção deste tipo de vínculo foi para os casos das cidades de Betim, Ribeirão das Neves, Unaí e Muriaé, onde não foram identificadas as origens de contato dos doentes.

 

Quem deve vacinar contra o sarampo?

  • Dose zero: devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose: crianças que completarem 12 meses (1 ano).
  • Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

 

Adulto deve se vacinar contra o sarampo? 6a1o24

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

 

  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

 

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

 

  • De 1 a 29 anos: são necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos: apenas uma dose.

 

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo? 1k5p5k

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

 

Entenda o sarampo 711w1y

Segundo a SES-MG, o sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. Cursa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares.

No quadro clínico clássico as manifestações (além da presença de febre e exantema maculopapular) incluem tosse, rinorreia (rinite aguda), conjuntivite (olhos avermelhados), fotofobia (aversão à luz) e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral).

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode manter-se em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.